Bienal Internacional de Curitiba

Evento acontece de 3 de outubro a 6 de dezembro, levando ao público obras que seguem o conceito curatorial de “Luz do Mundo”

Bienal Internacional de Curitiba completa 22 anos em 2015 e, nesta edição, que acontece de 3 de outubro a 6 de dezembro, prioriza a arte que vai para as ruas e ocupa, além de museus, centros culturais e galerias, o espaço urbano. As obras dos artistas participantes, oriundos dos cinco continentes, ficam à mostra em mais de 100 espaços da cidade, como o Museu Oscar Niemeyer (MON)Centro Cultural FiepMuseu Municipal de Arte (MuMA), Catedral Metropolitana de CuritibaCentro Cultural BRDE – Palacete dos LeõesMuseu ParanaenseMuseu de Arte da UFPR(MusA), Sesc Paço da Liberdade,Galeria APAPSolar do BarãoMuseu da GravuraMuseu da Fotografia,Memorial de CuritibaMuseu Guido ViaroVox BarPátio Batel e Praça Tiradentes, entre outros. A programação é toda gratuita com exceção do Museu Oscar Niemeyer, que tem entrada a R$ 9 e R$ 4,50 (meia-entrada).
Nesta edição, a Bienal tem como conceito curatorial a “Luz do Mundo”, e homenageia o artista franco-argentino Julio Le Parc, expoente da arte contemporânea e um dos pioneiros da arte cinética. Além dele, a edição de 2015 inclui nomes históricos no campo da arte da luz, como Dan Flavin e Doug Wheeler (EUA), e Anthony McCall (EUA), Yumi Kori (Japão), Carlo Bernardini (Itália), Helga Griffiths (Alemanha) e Jeongmoon Choi (Coreia do Sul). Em segmentos especiais comparecem ainda Bill Viola (EUA), Shirin Neshat (Irã) e Lars Nilsson (Suécia).  Do Brasil, Regina Silveira, Odires Mlászho, Rubens Mano e Eliane Prolik.
divulgação
divulgação
Obra "Sphere Rouge", de Julio Le Parc
A Bienal está dividida em cinco circuitos: o Circuito de Museus tem mostras organizadas pelas instituições; o Circuito de Galerias conta com uma programação especial nos principais espaços dedicados à arte contemporânea da cidade; o Circuito de Ateliês aproxima o público da produção dos artistas locais em seu ambiente de trabalho; o Circuito Universitário  promove debates, reflexões e expõe obras de artistas universitários; e o Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba, que é realizado de 5 a 15 de novembro, traz programação de filmes nacionais e internacionais, além de mostra universitária competitiva.
Veja a programação completa no site da Bienal de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário