"Bíblia de pedra sabão, banhada no ouro das Minas."

Doze profetas de Aleijadinho




















Os Doze Profetas é um conjunto de esculturas em pedra sabão feitas entre 1795 a 1805 pelo artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, localizadas no município de Congonhas do Campo, mais precisamente no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Poema de Oswald de Andrade


OCASO

No anfiteatro de montanhas
Os profetas do Aleijadinho
Monumentalizam a paisagem
As cúpulas brancas dos Passos
E os cocares revirados das palmeiras
São degraus da arte do meu país
Onde ninguém mais subiu
Bíblia de pedra sabão
Banhada de ouro das minas

EXERCÍCIO!
Por meio da leitura do poema de Oswald de Andrade, analisem a obra barroca de Aleijadinho.

15 comentários:

  1. Aleijadinho realizou um conjunto de esculturas monumentais que marcou a sua obra barroca, os 12 profetas feitos em pedra-sabao , de tamanho quase natural, uma obra que expressa a riqueza onde ela se localiza. Cada profeta possui individualmente sua beleza e o modo como foi feito ex isaias e jeremias possuem caracterisiticas bem diferentes . Nas duas obras (escultura e o poema) vejo uma semelhança pois ambas contam do mesmo assunto só que com maneiras diferentes de dizer para as pessoas, no modo geral vejo nessas obras a expressão na arte por meios diferentes .
    A minha interpretaçao sobre o poema foi que ele nos conta sobre as obras de aleijadinho com uma forma mais simples, do que aleijadinho tentou transmitir ao publico. Ou seja todas as obras juntas formam o que Aleijadinho quiz nos dizer e o poema complementa isso em palavras de Owald De Andrade.

    ResponderExcluir
  2. A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco,em suas esculturas estão presentes características do rocócó e outros estilos clássico.
    A obra "Os 12 profetas" feito de pedra sabão (material usado na maioria de suas obras) retrata muito bem o estilo de Alejadinho. As obras tem diversas características como: Os profetas são de tamanha quase real, todas são banhadas a ouro e etc. Ela é tambem conhecida como "Bíblia de pedra sabão" pelo fato de ser representado os 12 profetas e o poema quer dizer sobre essa "Bíblia" por exemplo quando fala:
    "No anfiteatro de montanhas
    Os profetas do Aleijadinho"
    Usa-se um sentido figurado quando fala Os profetas de alejadinho mas é que quer falar sobre a obra dele, então a relação é que as duas estão falando sobre a mesma coisa apenas de forma diferente.

    ResponderExcluir
  3. Os doze profetas são esculturas do Aleijadinho feita em pedra sabão (material usado em maioria de suas obras) e utilizando vários estilos da arte da arte barroca,as esculturas era em quase tamanho real. O poema fala das obras de aleijadinho com enfeita o anfiteatro, e banhada em ouro das minas (Minas Gerais) e Bíblia de pedra sabão é os 12 profetas de aleijadinho feito em pedra sabão e também fala como o aleijadinho era bom escultor e orgulho de ter um escultor tão bom no nosso país.

    "João Pedro Lopes"

    ResponderExcluir
  4. Aleijadinho foi um grande escultor barroco do século 18, um dos seus principais trabalhos foram os 12 profetas feitos de pedra sabão localizados no município de Congonhas do Campo-MG nas escadas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos as obras são quase de tamanho real, são banhadas a ouro e também algumas são maiores do que as outras porque alguns profetas escreveram mais livros do que outros.
    No poema quando fala "No anfiteatro de montanhas" está falando que as obras estão localizadas em uma montanha.
    "Os profetas do Aleijadinho" que aleijadinho que esculpiu.
    "Monumentalizam a paisagem" que está diferenciando a paisagem.
    "São degraus da arte do meu país" que as esculturas de Aleijadinho são artes do Brasil.
    "Bíblia de pedra sabão" que são os profetas.
    "Banhada de ouro das minas" que as obras de Aleijadinho são banhadas a ouro, ouro de Minas Gerais.


    ResponderExcluir
  5. Profetas do Aleijadinho

    Definição

    Entre os anos de 1800 e 1805, sexagenário e bastante enfermo, o artista mineiro Aleijadinho (1730-1814), realiza o conjunto de esculturas monumentais que marcaria definitivamente sua obra. Seu último projeto de vulto, os 12 profetas em pedra-sabão de tamanho quase natural, feitos para o adro dianteiro do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo, em Minas Gerais, são um dos exemplos mais contundentes do desenvolvimento do barroco no Brasil, e talvez a sua última grande manifestação.

    O santuário mineiro começa a ser construído como pagamento de uma promessa feita pelo fiel português Feliciano Mendes em 1757. Espelhando-se no Santuário do Bom Jesus de Braga, Mendes, o primeiro ermitão,1 escolhe o Morro do Maranhão para edificação da nova igreja com o objetivo de transformá-lo em local de devoção à via-sacra de Cristo. Somente em 1796, na administração de Vicente Freire de Andrade, Aleijadinho é chamado a colaborar na obra. Com a assistência de auxiliares, executa até 1799 as 64 figuras em madeira, em tamanho natural, destinadas às seis capelas dos Passos da Paixão. Nesse ano solicitam-lhe as 12 esculturas em pedra-sabão, representando os profetas, destinadas à ornamentação do adro do santuário. Aleijadinho é responsável apenas pela parte escultórica do pátio, sendo o projeto arquitetônico de responsabilidade de Tomás de Maia Brito. Análises técnicas revelam que pela concepção arquitetônica original do adro as estátuas deveriam ter dimensões menores e serem colocadas em posição frontal. Aleijadinho transcende os dados previstos na arquitetura e cria um novo espaço subordinado à movimentação e ao tamanho de suas esculturas.

    O conjunto de 12 profetas de Congonhas do Campo configura-se como uma das séries mais completas, da arte cristã ocidental, representando profetas. Estão presentes os quatro principais profetas do Antigo Testamento - Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel, em posição de destaque na ala central da escadaria - e oito profetas menores, escolhidos por um clérigo segundo a importância estabelecida na ordem do cânon bíblico. Nos três planos do átrio, esculturas ordenam seus gestos simetricamente em relação ao eixo principal da composição. Abrindo a representação, estão Jeremias e Isaías de frente e atrás deles, no primeiro patamar, Baruc e Ezequiel. No terraço do adro encontram-se Daniel e Oséias, de perfil. Mais além, Jonas e Joel dão-se as costas e, finalmente, nos ângulos curvilíneos do pátio, Abdias e Habacuc erguem um dos braços, e nas extremidades do arco Amós e Naum apresentam-se de frente. Organizado segundo um jogo de correspondências, os profetas formam um conjunto unitário e ao mesmo tempo diversificado em suas partes, em perfeita organização cenográfica. Apesar da força expressiva de cada peça, é na comunicação estabelecida pela visão do grupo que a eloqüência de cada gesto atinge sua plenitude, como num ato de balé.

    ResponderExcluir
  6. Aleijadinho,ou Antônio Francisco Lisboa,é bastante conhecido pelas suas obras,na maioria feitas de pedra sabão,ele foi quem esculpiu os doze profetas ou a "Bíblia de pedra sabão", que está localizada em Congonhas do Campo, no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.No poema, Oswald de Andrade diz "No anfiteatro de montanhas" pois, os doze profetas estão localizados em uma montanha,eu acho que no poema se diz bastante das esculturas, ou seja, as esculturas tem suas formas,sua localização e o Aleijadinho as representou por meio de esculturas, ja Oswald de Andrade apresentou as mesmas caracteristicas que Aleijadinho,só que por meio do poema. Nas esculturas dos doze profetas, Aleijadinho tambem representou praticamente o tamanho real dos profetas, e tambem utilizou praticas do barroco juntamente com outros detalhes,além de tambem ter feito detalhes em ouro que eram caracteristicas do barroco,Aleijadinho tambem demostrou diversas expressões,de acordo com os profetas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apesar de ser uma característica da época, especialmente nessas esculturas não foi usado ouro.

      Excluir
  7. Aleijadinho foi um grande artista que se destacou no periodo Barroco , este periodo que foi marcado pelo detalhismo e o excesso de ouro . O artista ficou conhecido por Aleijadinho pois sofreu um acidente no qual ficou deformado , mas mesmo por essa consequências não parou de trabalhar , no entanto fazia muitas esculturas religiosas e uma delas foi ''Os doze profetas '' , essa obra foi feita em pedra sabão e bastante detalhada , mas cada escultura tinha uma característica , que era não ser igual a nenhuma , Oswald de Andrade faz um poema colocando de uma forma simples , mas muito interessante , coloca que Aleijadinho é um profeta , e que essas esculturas foram feita em Minas - Diz isso pois Aleijadinho foi o artista da obra dos doze profetas . Acho que ha uma semelhança , pois liga alguns traços do poema com as imagens e isso acho bastante interessante , e por meio dele podemos observar que estas esculturas foram banhadas a ouro , estão no Brasil , e ficam nas montanhas ( montanhas porque em Minas ha bastante relevo ) .

    Se observarmos com calma , percebemos que cada um desses profetas são caracterizado de um modo diferente , um tem cajado , outro o olho é maior ,etc , pois nenhum deles é diferente no tamanho e ocupam quase o tamanho real




    ResponderExcluir
  8. Professora Maria Jose da Silva sou eu , pois não lembrei a senha da minha conta no google
    Victoria Gabrielle

    ResponderExcluir
  9. Os Doze Profetas feitos pelo nosso querido artista Aleijadinho, localizadas no município de congonhas dos campos é um conjunto de esculturas em pedra sabão em tamanho nem tanto reais e todas são banhadas a ouro feitas entre 1795 a 1805.
    Tanto Aleijadinho e Owald mostram isso na escultura e no poema, porque, Aleijadinho faz suas esculturas tentando mostrar sua opinião ao mundo e Owald tenta demonstrar isso no poema. Ou seja Aleijadinho e Owald tem as mesmas opiniões mas de modos diferentes.

    ResponderExcluir
  10. Os Doze Profetas é um conjunto de esculturas em pedra sabão feitas entre 1795 a 1805 pelo artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, localizadas no município de Congonhas do Campo (Minas Gerais), mais precisamente no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.
    Há doze Profetas com o seguinte nome Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Abdias,Amós ,Jonas,Habacuque,Naum
    A obra é feia com pedra-sabão(material usado na maioria de suas obras ).Utilizando vários estilos da arte barroca o tamanho são de quase real,e são todos balhado em ouro .
    Tanto Aleijadinho e Owald mostram isso na escultura e no poema ,o poema e a obra tem o mesmo significado ,só que com formas diferentes de ser mostrada.
    Maria Luiza Sabino Soares

    ResponderExcluir
  11. Há grande preocupação com o estado de conservação das obras que compõem o conjunto dos doze profetas de Aleijadinho. Por serem feitas de pedra-sabão, já apresentariam por si só um desgaste natural ao longo dos anos. Além disso, por muitos anos a obra de Aleijadinho careceu de cuidados e vigilância. Era costume da população de Congonhas do Campo, onde as obras se encontram, fixar nas estátutas fogos-de-artifício para serem dali disparados, durante dias festivos como o reveillon. Mesmo com a conscientização do valor histórico das peças, ainda sofrem constantes vandalismos. O resultado são obras marcadas por inscrições, rachaduras e mesmo partes perdidas. Já se cogitou a hipótese de levá-las para um museu e instalar réplicas na Igreja dos Matosinhos, mas sempre que o projeto é suscitado a população local manifesta-se contra, visando o turismo gerado pelas obras.

    ResponderExcluir
  12. Aleijadinho,é bastante conhecido por suas obras,na maioria feitas de pedra sabão,ele foi quem esculpiu os doze profetas.No poema de Oswald de Andrade diz:´´os profetas de aleijadinho munumentalizam a paisagem``. Eu acho que no poema se diz bastante das esculturas, e o Aleijadinho as representou por meio de esculturas, ja Oswald de Andrade apresentou as mesmas caracteristicas que Aleijadinho só que pelo poema. Nas esculturas dos doze profetas, Aleijadinho representou praticamente o tamanho real dos profetas, e utilizou praticas do barroco,e também utilizou o ouro para fazer detalhes em suas obras que também é caracteristica do barroco,Aleijadinho mostrou diversas expressões,de acordo com os profetas. aluno:lucas silveira de freitas

    ResponderExcluir
  13. Essas obras de Aleijadinho ,foram feitas por meio de pedra sabão,revestidas de ouro de Minas Gerais ,essas obras são de enorme valor histórico,esses doze profetas ,são praticamente voltados para a arte barroca.
    Essa obra foi um grande marco na carreira de Aleijadinho,por isso é bem conhecida como '' Os profetas de Aleijadinho''
    mas no entanto quer dizer:obra de Aleijadinho.
    O poema retrata o valor que essas obras de Aleijadinho tem no Brasil,retrata também fatos sobre a obra como;
    ''Banhada de ouro das minas'' ou seja coberta de ouro .como foi as obras dele.

    ResponderExcluir