Evento acontece de 3 de outubro a 6 de dezembro, levando ao público obras que seguem o conceito curatorial de “Luz do Mundo”
A Bienal Internacional de Curitiba completa 22 anos em 2015 e, nesta edição, que acontece de 3 de outubro a 6 de dezembro, prioriza a arte que vai para as ruas e ocupa, além de museus, centros culturais e galerias, o espaço urbano. As obras dos artistas participantes, oriundos dos cinco continentes, ficam à mostra em mais de 100 espaços da cidade, como o Museu Oscar Niemeyer (MON), Centro Cultural Fiep, Museu Municipal de Arte (MuMA), Catedral Metropolitana de Curitiba, Centro Cultural BRDE – Palacete dos Leões, Museu Paranaense, Museu de Arte da UFPR(MusA), Sesc Paço da Liberdade,Galeria APAP, Solar do Barão, Museu da Gravura, Museu da Fotografia,Memorial de Curitiba, Museu Guido Viaro, Vox Bar, Pátio Batel e Praça Tiradentes, entre outros. A programação é toda gratuita com exceção do Museu Oscar Niemeyer, que tem entrada a R$ 9 e R$ 4,50 (meia-entrada).
Nesta edição, a Bienal tem como conceito curatorial a “Luz do Mundo”, e homenageia o artista franco-argentino Julio Le Parc, expoente da arte contemporânea e um dos pioneiros da arte cinética. Além dele, a edição de 2015 inclui nomes históricos no campo da arte da luz, como Dan Flavin e Doug Wheeler (EUA), e Anthony McCall (EUA), Yumi Kori (Japão), Carlo Bernardini (Itália), Helga Griffiths (Alemanha) e Jeongmoon Choi (Coreia do Sul). Em segmentos especiais comparecem ainda Bill Viola (EUA), Shirin Neshat (Irã) e Lars Nilsson (Suécia). Do Brasil, Regina Silveira, Odires Mlászho, Rubens Mano e Eliane Prolik.
A Bienal está dividida em cinco circuitos: o Circuito de Museus tem mostras organizadas pelas instituições; o Circuito de Galerias conta com uma programação especial nos principais espaços dedicados à arte contemporânea da cidade; o Circuito de Ateliês aproxima o público da produção dos artistas locais em seu ambiente de trabalho; o Circuito Universitário promove debates, reflexões e expõe obras de artistas universitários; e o Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba, que é realizado de 5 a 15 de novembro, traz programação de filmes nacionais e internacionais, além de mostra universitária competitiva.
Veja a programação completa no site da Bienal de Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário