Frans Krajcberg

Frans Krajcberg

Nasceu em 1921 na Polônia, estudou engenharia e artes. Na segunda Guerra Mundial, perdeu toda sua família num campo de concentração. Chegou ao Brasil em 1948. Participou da Bienal em São Paulo.


Dedica-se há décadas à causas ambientais. Chega aos 91 anos defendendo a preservação da natureza. Ele acredita que as pessoas que vivem hoje no planeta precisam se conscientizar de sua responsabilidade para com as condições da vida em um futuro próximo. "Estou convencido de que a humanidade pode criar um futuro mais próspero, garantindo sua própria sobrevivência. Para isso, precisamos reexaminar as grandes questões de meio ambiente e formular soluções realistas", afirma Krajcberg.

Em 2011, dirigido pro Renata Rocha, é lanchado um documentário sobre a trajetória de Krajcberg. "O grito Krajvberg" tem a proposta de ser o eco do artista, que lança ao mundo seu protesto, em prol da natureza e do meio ambiente, por meio de esculturas, fotografias e pinturas.

Narrado pela cantora Maria Bethânia, a obra traz experiências da vida e depoimentos que ilustram a trajetória de Krajcberg. Com duração de 70 minutos, é um produção independente que mergulha na história e nas visões do artista através de fotografias, depoimentos, testemunhos e registros de sua obra.

 Clique aqui e assista o trailer do documentário de Krajvberg, o mesmo apresentado em sala de aula.