Mostra sobre Mafalda ocupa a Biblioteca Parque

Em uma das obras, Mônica presenteia Mafalda com seu boneco Sansão


Entre os dias 5 de setembro e 24 de outubro, os cariocas podem conhecer um pouco mais sobre uma das mais queridas personagens dos quadrinhos argentinos. A Biblioteca Parque Estadual recebe neste período a exposição "Mafalda na Sopa". A visitação acontece de terça a sábado, das 11h às 19h, e, a entrada é livre.
A exposição traz ao Rio esboços originais de Quino, criador de Mafalda e fotos de grafites inspirados na personagem.  Além de radiografar a criação e a produção das histórias de Mafalda, Manolito, Susanita e seus amigos. E, ainda  cartas de fãs, trabalhos preliminares publicados na revista argentina “7 Días”, publicação mais longa da Mafalda, os papeis vegetais usados para os personagens e o original da famosa obra contra a ditadura de Juan Carlos Onganía (1968).

Um dos espaços reúne homenagens de ícones do humor gráfico argentino como Liniers, Sábat, Tute e Maitena. Uma delas é o quadro que Maurício de Sousa fez em homenagem aos 50 anos de Mafalda. No quadro, Mônica presenteia a hermana com nada menos que seu coelho Sansão.
O nome do evento vem da expressão argentina “en su sopa”, algo como “confortável em sua área”, e é uma brincadeira com o prato que a personagem menos gosta, e que rendeu inúmeras tirinhas. A exposição é organizada  pelo Ministério das Relações Exteriores da República Argentina, pela Biblioteca Nacional da Argentina e pela Biblioteca Nacional Mariano Moreno. A mostra apresentada no Rio não é a mesma que passou por São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário